A Secretaria de Saúde de Santa Fé do Sul (SP) confirmou quatro casos de gripe H1N1 na cidade neste ano e outros quatro estão sendo investigados. A prefeitura começou uma série de ações para alertar a população.
No total, 11 casos foram notificados desde o começo do ano, sendo que além dos quatro confirmados e dos quatro em investigação, outros três foram descartados para H1N1.
De acordo com a secretaria, quatro pessoas, duas crianças e um adulto, estão internadas em Santa Fé do Sul e outra criança está no Hospital da Criança em São José do Rio Preto (SP).
“A secretaria está preocupada e estamos fazendo trabalhos educativos em escolas, que começaram antes mesmo dos casos, com dicas de prevenção de higiene em casa e na escola. E também estamos prestando atendimento nos casos suspeitos”, afirma a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da cidade Valéria Campo.
Em Rio Preto, neste ano, foram confirmados quatro casos de H1N1 e uma paciente morreu – uma mulher, que tinha outros problemas de saúde, segundo a prefeitura.
Vacinação
Na segunda-feira (23) começou a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe com término previsto para o dia 1° de junho de 2018.
Em Santa Fé do Sul, as vacinas são disponibilizadas em todas as Estratégias de Saúde da Família e na Clínica de Atenção à Saúde (Clias), de segunda a sexta-feira das 8h às 16h, sendo o dia D da campanha no dia 12 de maio.