A Santa Casa de Votuporanga suspendeu as cirurgias do SUS (Sistema Único de Saúde). O motivo seria a renegociação da tabela SUS. Enquanto não houver um acordo, todos os procedimentos cirúrgicos foram cancelados.
A informação foi do paciente C.C, de 47 anos, morador de Votuporanga. Na última quinta-feira, ele foi informado da suspensão. “Quando cheguei no AME (Ambulatório Médico de Especialidades), às 17h30, fui informado de que a Santa Casa teria cortado toda cirurgia do SUS”, disse, em entrevista. Segundo o caseiro, somente neste mês, seriam 20 procedimentos cirúrgicos realizados no hospital.
A cirurgia de hérnia foi marcada em novembro para hoje. O caso do paciente depende do acordo com o governo, ainda sem previsão de término das negociações.
C.C sente muita dor há três meses e tinha se preparado para a cirurgia. “Tinha feito exame de sangue, eletrocardiograma, todos os procedimentos pré-operatórios. A Secretaria de Saúde já tinha autorizado e agora tenho que aguardar. Não depende de mim”, afirmou.
Ainda segundo o entrevistado, uma assistente social do AME teria lhe dito que muitas crianças precisavam de operação urgente pelo SUS e que muitas mães reclamaram desta suspensão.
Ele afirma que não tem convênio e nem condições de pagar a operação.
“Tenho um caroço na barriga que está aumentando. O médico me informou que qualquer novidade, irá me encaminhar para São José do Rio Preto”, contou.
Outro lado
O jornal A Cidade entrou em contato com a assessoria da Santa Casa, que informou que uma reunião será realizada hoje, pela manhã, com a diretoria para anunciar uma posição oficial.