A Santa Casa celebrou recentemente uma parceria com a Prefeitura de Macedônia para o recebimento de uma subvenção anual no valor de R$ 80 mil reais. O projeto, proposto pelo prefeito Reginaldo Marcomini e aprovado pela Câmara Municipal, pretende auxiliar a instituição em suas atividades e fortalecer o novo plano de viabilidade financeira da instituição.
A proposição se iniciou-se em março deste ano, quando autoridades locais, incluindo prefeitos, servidores da Secretaria Municipal de Saúde, vereadores e representantes do Departamento Regional de Saúde (DRS), participaram de uma reunião administrativa no plenário da Câmara Municipal de Fernandópolis para discutir propostas para os desafios enfrentados pelo Hospital. O encontro foi solicitado pelo provedor da Santa Casa, Marcos Chaer, que apresentou os custos hospitalares mensais, a defasagem das receitas e os parcelamentos históricos (bancários, tributos, acordos e bloqueios judiciais mensais) que ultrapassam a marca de 1 milhão de reais, bem como projetos e demandas de atendimento da instituição.
A concessão da subvenção foi adotada como medida para compensar o excesso de atendimentos prestados pela Santa Casa aos munícipes de Macedônia. A quantidade de atendimentos prestados para o município em relação ao teto SUS equivale a 933 atendimentos. Para se ter uma ideia, o excedente do primeiro trimestre de 2023 foi de 1219 atendimentos, ou seja, 286 atendimentos além do previsto, representando um aumento de 30,65% além da sua capacidade.
Em março, Marcomini se comprometeu com o envio do repasse e ressalta, agora, a importância dessa parceria entre a prefeitura e a Santa Casa, afirmando que a subvenção representa o compromisso de assegurar a continuidade do atendimento médico-hospitalar de qualidade aos moradores do município. “A atual situação enfrentada pelas Santas Casas em todo o país, agravada pela defasagem da tabela SUS, tem exigido um comprometimento exemplar por parte do poder público regional. É imprescindível reconhecer o valor dessa dedicação em fornecer recursos para a manutenção dos serviços oferecidos pelo principal hospital da região.”
Para o provedor, a subvenção é um passo significativo na direção da recuperação financeira e da manutenção dos serviços prestados à comunidade, destacando a parceria estabelecida entre as duas entidades. “Em meio à crise financeira que afeta as Santas Casas, é necessário um esforço conjunto para garantir a continuidade dos serviços de saúde de qualidade para a população. O apoio financeiro direcionado ao principal hospital da região é algo fundamental nesse sentido.”