sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Santa Casa fala sobre paciente que morreu após queda na unidade

Após apurar o caso por meio de imagens de vídeo, a assessoria de Imprensa da Santa Casa se manifestou sobre a matéria de uma paciente paciente de 53 anos que…

Após apurar o caso por meio de imagens de vídeo, a assessoria de Imprensa da Santa Casa se manifestou sobre a matéria de uma paciente paciente de 53 anos que morreu no sábado após sofrer uma queda no Hospital do Rim. Conforme o boletim de ocorrência, uma testemunha afirmou que encontrou a mulher caída sobre uma poça d´água no banheiro, fato contestado pelo órgão.

No boletim de ocorrência consta que um homem de 53 anos acompanhava outro paciente de hemodiálise, quando ouviu Enedina Almeida de Barros gritando por socorro no banheiro. Ele foi até o local e a encontrou caída sobre uma poça de água.

Ela foi colocada na poltrona logo em seguida para sessão de hemodiálise, o médico foi avisado e deu início ao procedimento. A mulher começou a passar mal, a sessão foi interrompida e a paciente levada para atendimento médico em outro setor, ficando hospitalizada.

Na noite deste sábado ela veio a óbito e o médico responsável emitiu guia de encaminhamento para exame necroscópico no IML (Instituto Médico Legal), para apurar a causa da morte.

Nota da Santa Casa
Em relação à matéria publicada em 6/2 pelo Regional Press, sob titulo “ Morre paciente que caiu em poça d agua no banheiro da Santa Casa”, informamos:

Apuração preliminar realizada pelo hospital indica, que ao contrário do informado na reportagem, a paciente não caiu em ou por causa de uma poça d agua, pelas constatações a seguir: (Nota da redação: A informação divulgada é a que consta do boletim de ocorrência)

Imagens gravadas pelo circuito interno do Hospital do Rim mostram que a paciente caiu no corredor existente entre os elevadores e banheiros para deficientes físicos e não dentro do banheiro.

De acordo com a direção técnica do Hospital do Rim, pela fragilidades decorrentes de seu estado de saúde, a paciente era uma das poucas com autorização para ter acompanhante do inicio ao final das sessões de hemodiálise.

No dia do lamentável incidente, a paciente estava acompanhada de sua filha. Porém, as imagens gravadas do circuito interno mostram que infelizmente, a acompanhante estava sentada da recepção, se levanta, se junta a um grupo de pessoas na porta do elevador, utilizam álcool em gel de um dispenser para higienizar as mãos e depois entra no elevador.

A sequência de imagens mostra que segundos depois, a paciente sai sozinha da sala de hemodiálise.

Vestida de bermuda, blusa e calçando chinelos de dedo, ela se dirige em passos apressados. Vai até a porta da copa, como se procurasse alguém e sai apressadamente em direção ao corredor citado acima. Não se sabe se ela iria entrar no elevador ou no banheiro.

Lamentavelmente, as imagens mostram que ela cai defronte ao dispenser de álcool em gel.

Não havia agua no piso. Naquele momento e nem em momento imediatamente anterior, os banheiros e o corredor onde acidente ocorreu estavam ou haviam passado por higienização.

Não se descarta que a utilização do álcool em gel pelo grupo de pessoas possa ter deixado resíduos no piso.

A paciente recebeu socorro imediato e foram enviesados todos os esforços para sua recuperação.

O corpo foi encaminhado ao IML que apontará a causa da morte.

A direção da Santa Casa de Araçatuba e do Hospital do Rim lamentam o ocorrido e solidariza com os familiares.

Notícias relacionadas