Num momento histórico desde sua fundação, a Santa Casa de Jales inaugurou no último dia 15, as instalações da nova UTI – Unidade de Terapia Intensiva “Dr. Aloysio Nunes Ferreira” – com investimentos de R$1 milhão do governo do estado.
O recurso, conquistado através do ex-secretário da Casa Civil, Dr. Aloysio Nunes Ferreira Filho, foi investido na compra de equipamentos médicos.
A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito de Jales, Humberto Parini, dos vereadores Luis Henrique Viotto (Macetão) e Rivelino Rodrigues, Itamar Borges, o juiz da Infância e Juventude, Dr. José Pedro Geraldo Curitiba, Osvaldo Soler Júnior, representando o Dr.Aloysio Nunes Ferreira Filho, Dr.Valdecir Carlos Tadei, diretor do Diretório Regional de Saúde XV, Doniseth Santos de Oliveira, secretário municipal de Saúde de Jales entre outras autoridades presentes.
Na ocasião, o provedor do hospital, José Devanir Rodrigues, o Garça, lembrou que o projeto para aquisição de equipamentos da nova UTI Geral começou com a visita do ex-secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, que em visita a Santa Casa de Jales, conheceu a situação da antiga UTI e ajudou a viabilizar o repasse.
“Não podemos nos esquecer do secretário Barradas, que conheceu nossa antiga UTI e assim como o Dr.Aloysio, foi fundamental na liberação do repasse”, disse o provedor.
Garça ressalta que o deputado federal Rodrigo Garcia (DEM) e a deputada estadual, Dra.Analice Fernandes (PSDB), também colaboraram na intermediação para liberação dos recursos.
Emocionado, Antônio Carlos Nunes Ferreira Simões, sobrinho-neto de Aloysio Nunes Ferreira, contou que está muito feliz com a homenagem e pela oportunidade de representar sua família e acredita que seu tio-avô também está.
Estrutura física da nova UTI Geral
Com 400 m² de área construída (mais que o dobro do tamanho da antiga UTI, com 150 m²), a nova UTI Geral possui 10 leitos com acessos individuais para visitantes, ou seja, cada paciente tem uma porta individual por onde recebe seus visitantes, evitando assim qualquer constrangimento com outros pacientes internados.
Além disso, a estrutura conta com área de apoio com apartamento para plantonistas, copa, vestiários e sanitários femininos e masculinos, rouparia, expurgo, Departamento de Manutenção e Limpeza, sala de utilidades e bancada de monitoramento e preparo.