Nesta quarta-feira, dia 01, o Hospital de Ensino Santa Casa de Fernandópolis sedia um treinamento especial sobre o teste do olhinho e trabalho com indicadores da saúde. Promovido pelo Departamento Regional de Saúde de São José do Rio Preto (DRS XV), o treinamento será feito junto a profissionais de 20 municípios da região.
Duas, das quatro fases deste treinamento serão realizadas na Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF), que cedeu seus laboratórios de informática, possibilitando uma melhor interação prática das atividades que serão desenvolvidas.
A parte da manhã será voltada para os profissionais que atuam diretamente nas maternidades dos hospitais e estabelecimentos de saúde, para apresentar formas eficientes de gerenciar as informações referentes ao Teste do Reflexo Vermelho, conhecido como “Teste do Olhinho”.
Nessa etapa, os participantes serão capacitados quanto ao cadastro dos recém-nascidos, agendamentos, lançamento de laudos e relatórios no sistema de gerenciamento de saúde pública. Tal cuidado reflete diretamente na agilidade e na qualidade do serviço prestado à população, já que, quando bem utilizadas pelos profissionais de saúde, as informações de testes como o do olhinho, podem prevenir doenças em estágios mais avançados da vida de uma criança.
No período da tarde, os colaboradores das diversas áreas da saúde terão uma capacitação voltada para a utilização da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS) e para o Módulo Indicadores Sustentáveis. Esses dois serviços são as principais fontes de informações quanto aos pacientes e a disponibilidade de serviços, sendo utilizados por toda a rede pública de saúde e considerados vitais para agilizar a realização de exames ou para disponibilizar vagas de internação, por exemplo.
Já as outras duas etapas do treinamento, envolvendo tanto o gerenciamento de informações sobre os recém-nascidos, quanto a regulação de leitos que necessitam de autorização para internação hospitalar, serão realizados junto a profissionais dos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), maternidades e médicos na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), no dia 2.