Na última semana, 14 médicos foram recebidos para dar início aos programas de residência médica, oferecidos pelo Hospital de Ensino Santa Casa de Fernandópolis e pela Unicastelo de Fernandópolis. Ao todo, as duas instituições oferecem sete programas: Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Ortopedia e Traumatologia, Anestesiologia, Clínica Médica, Ginecologia Obstetrícia, Pediatria e Cirurgia Geral.
Neste primeiro contato com a instituição, os médicos participaram das atividades de integração, conhecendo a estrutura física, as rotinas do Hospital de Ensino, o trabalho de humanização, as normas de segurança e o funcionamento dos diversos setores, além da realização de visitas monitoradas às unidades do hospital.
O médico Igor da Silva Pereira, formado pela Unicastelo em 2010, não teve dificuldade ao escolher a Santa Casa para sua especialização profissional. Igor foi o primeiro colocado para a única vaga de residência média em Anestesiologia, que passou a ser oferecida neste ano pela instituição.
“Eu escolhi a Santa Casa porque é um hospital de referência e também ter gostado da cidade, dos profissionais e dos professores. Me identifiquei tanto com a instituição e com a qualidade dos profissionais, que decide concorrer à residência médica apenas em Fernandópolis e ainda por cima em uma área promissora”, enfatiza o médico.
O Provedor, Geraldo Silva de Carvalho, comentou sobre a recepção dos novos residentes. “A família Santa Casa recebe os novos residentes de braços abertos, proporcionando a eles as condições e os conhecimentos necessário para que possam ter sucesso profissional nas áreas que escolheram”, destacou.
A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização, sob a orientação de profissionais médicos, conferindo ao residente o título de especialista.