Ontem a equipe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Fernandópolis, realizou a captação das córneas de um paciente que apresentou morte cerebral. O procedimento foi totalmente realizado por profissionais do hospital.
O paciente A.L.F., 28 anos, estava internado em estado grave de saúde na UTI da Santa Casa de Fernandópolis desde o dia 17 de julho e ontem, dia 23, apresentou morte cerebral. Em um ato nobre de solidariedade e amor ao próximo, a família autorizou a doação de órgãos.
Em uma ação rápida a equipe da UTI realizou o procedimento de captação das córneas do paciente, com o acompanhamento de um representante da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital de Base de São José do Rio Preto.
“Todo o procedimento e protocolo foi realizado pela nossa equipe, que possui um treinamento específico para atuar nesses casos. Nós agradecemos a família que neste momento complicado demonstrou generosidade e amor ao próximo, autorizando a doação das córneas”, destaca a Coordenadora de Enfermagem da UTI, Adriana Carta.