Uma enfermeira e uma técnica de enfermagem foram demitidas acusadas de negligência médica na Santa Casa de Fernandópolis. Uma médica plantonista foi afastada e seguem em processo de investigação. Os fatos teriam ocorrido no mês de agosto deste ano durante um plantão médico no PS – Pronto Socorro – na Santa Casa de Fernandópolis.
A negligência ponta para a morte de uma idosa e o caso sobre a conduta da médica ainda está em análise no Compliance – órgão interno do Hospital que analisa estes casos. Tanto a enfermeira, como a técnica de enfermagem já foram demitidas após parecer deste órgão.
Segundo apurou a reportagem do regiaonoroeste.com, a médica que deveria permanecer na UTI teria tirado um período de descanso em pleno plantão deixando outros três profissionais para cuidar de diversos pacientes.
A idosa, que acabou indo a óbito, teria sofrido uma parada cardiorrespiratória e o procedimento para reanimação teria sido feito pela enfermeira e pelos técnicos, mas sem a presença da médica plantonista responsável, que também presta serviços a UPA de Fernandópolis.
Um dos técnicos relatou o caso no prontuário do paciente, mas alguém tentou trocar as informações sobre o que teria ocorrido na UTI, mas já havia cópia do mesmo documento salvo como prova dos fatos.
A investigação apontou como negligência e consolidou a demissão da enfermeira e de um dos técnicos de enfermagem.
A médica, que ainda não teve o nome divulgado, ainda sofre investigação do controle interno da Santa Casa de Fernandópolis.
Em NOTA OFICIAL a Santa Casa informou que o departamento de Compliance, recebeu denúncia acerca de possível irregularidade em atendimento. Foi instaurado um processo de sindicância interna a fim de apurar os relatos e a existência de conduta em desacordo e possíveis responsabilidades. Como o processo de sindicância contém informações referentes a terceiros (como paciente e profissionais), a legislação nos veda o fornecimento de informações adicionais. Concluída a sindicância e havendo a identificação de conduta em desacordo, além das medidas administrativas internas, serão notificadas as autoridades competentes.
A Santa Casa Fernandópolis tem adotado medidas para promover, junto à sua equipe, seus valores institucionais, dentre os quais se encontram o comprometimento, ética, melhoria contínua e humanização do atendimento. Foi também implantado o Canal de Denúncias, que tem como objetivo facilitar o recebimento de denúncias, inclusive anônimas, sobre irregularidades ou comportamentos em desacordo com a legislação brasileira e o Código de Ética e Conduta do Hospital, tais como corrupção, fraudes, atos ilícitos e irregularidades que prejudiquem o patrimônio e a reputação da Santa Casa. O Canal de Denúncias, pode ser acessado a partir da página inicial do site da Santa Casa, ou pelo endereço específico (www.santacasafernandopolis.com.br/denuncie).