O Hospital de Ensino Santa Casa de Fernandópolis continuará a ser a entidade gestora dos serviços prestados pelo Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e pelo Serviço de Reabilitação Lucy Montoro da cidade. A decisão veio com a renovação do contrato estabelecido entre a Organização Social de Saúde (OSS) e a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo nos últimos dias.
O hospital de Fernandópolis concorreu com outras duas instituições que se interessaram pela gestão das unidades, dentre elas, a Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme), que é gestora do Hospital de Base, Hemocentro, Hospital da Criança e Maternidade, Ambulatório Médico do HB e do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro de Rio Preto. A outra concorrente foi a Santa Casa de Andradina, que é a gestora dos AMEs de Andradina, Promissão e Araçatuba.
Com a aprovação da proposta fernandopolense, foi estabelecido o contrato para gerenciamento do AME, que terá validade pelos próximos cinco anos. A Santa Casa já havia vencido a concorrência anterior, quando da implantação inicial do ambulatório, atuando como sua gestora desde 2010. “Para nós, a renovação desse contrato reafirma que as metas estabelecidas na implantação desse serviço foram alcançadas e que fizemos isso com qualidade, e assim garantiremos à nossa população a continuidade desse trabalho”, ressaltou a provedora, Dra. Sandra Regina de Godoy.
SOMANDO FORÇAS
Além da questão técnica, a provedora ressalta ainda o apoio político recebido. “Além de apresentarmos um bom plano de trabalho, também contamos com o apoio político do deputado federal Fausto Pinato; do subsecretário Júlio Semeghini; do suplente de deputado estadual Gilmar Gimenes, da prefeita Ana Bim, do médico Flávio Benez e da Associação de Amigos, que por iniciativa própria colheu moções de apoio das prefeituras e câmaras de toda a região. Somos gratos a todos, por confiarem no trabalho desenvolvido pela nossa Santa Casa e por entenderem que poderia haver algum tipo de prejuízo à nossa população, caso o nosso AME e o Lucy Montoro fossem administrados por organizações de outras cidades”, agradeceu a provedora.
O CONTRATO
Para a renovação do contrato, a Secretaria de Saúde publicou uma convocação pública no Diário Oficial do Estado (DOE) para a apresentação de propostas pelas instituições que tivessem interesse em administrar o AME e o Lucy Montoro. Apenas duas entidades, dentre elas a Santa Casa de Fernandópolis, apresentaram propostas, constituídas de um plano operacional e financeiro, que foram analisadas pela equipe técnica do governo.