A Santa Casa de Votuporanga confirmou para a reportagem do votunews um caso de meningite meningocócica na cidade. De acordo com o boletim informativo do Hospital, “a vítima, L.A.F, de 46 anos, deu entrada no Hospital, no dia 12 de fevereiro, às 01h16, apresentando sintomas da doença. O paciente foi internado, realizou exames e teve o diagnóstico de meningite meningocócica confirmado. Atualmente, o paciente segue internado na UTI – Unidade de Terapia Intensiva, porém, hoje apresentando melhora, e seu estado de saúde é considerado estável”.
Meningite meningocócica
A doença meningocócica é uma infecção bacteriana aguda, rapidamente fatal, causada pela Neisseria meningitidis. Esta bactéria pode causar inflamação nas membranas que revestem o sistema nervoso central (meningite) e infecção generalizada (meningococcemia).
É uma doença de evolução rápida e com alta letalidade, que varia de 7 até 70%. Geralmente acomete crianças e adultos jovens, mas em situações epidêmicas, a doença pode atingir pessoas de todas as faixas etárias.
Transmissão
A bactéria é transmitida de uma pessoa para outra pela secreção respiratória (gotículas de saliva, espirro, tosse). Geralmente, após a transmissão, a bactéria permanece na orofaringe do indivíduo receptor por curto período e acaba sendo eliminada pelos próprios mecanismos de defesa do organismo. Desta forma, a condição de portador assintomático tende a ser transitória, embora possa se estender por períodos prolongados de meses a até mais de um ano. A invasão geralmente ocorre nos primeiros cinco dias após o contágio.
#votunews