sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Santa Casa avança em cirurgia neonatal

A Santa Casa de Votuporanga inaugurou em junho de 2007 a UTI Neonatal com sete leitos totalmente equipados. O credenciamento deste serviço pelo SUS (Sistema Único de Saúde foi uma…

A Santa Casa de Votuporanga inaugurou em junho de 2007 a UTI Neonatal com sete leitos totalmente equipados. O credenciamento deste serviço pelo SUS (Sistema Único de Saúde foi uma grande conquista para Votuporanga e região. A partir da inauguração da UTI Neonatal, o hospital passou a oferecer melhores condições de prestar atendimentos cirúrgicos específicos para recém-nascidos. Para realizar esses tipos de procedimentos, a Santa Casa montou uma equipe de médicos especializados em neonatologia, cirurgia pediátrica, anestesia infantil e por um intensivista pediátrico.

Dos seis tipos de cirurgias necessárias para o reconhecimento do hospital como excelência em cirurgias neonatais, a Santa Casa de Votuporanga já realizou cinco, todas com sucesso. São elas: atresia duodenal (obstrução intestinal), atresia esofágica (doença do trato digestivo), moléstia hirshsprung (intestino grosso), acalásia esofágica (aumento do tônus muscular do esôfago) e má formação anu-retal.

De acordo com cirurgião pediátrico do hospital, Dr. Alexandre Petreca, a equipe tem tido sucesso expressivo nas cirurgias, isso porque a UTI Neonatal é bem aparelhada, o centro cirúrgico tem instalações adequadas e profissionais capacitados o que permite que os procedimentos, pré e o pós-operatório, corram da maneira mais adequada possível. Todos esses procedimentos são realizados na Santa Casa pelo Sistema Único de Saúde.

As doenças mais comuns que precisam de intervenção cirúrgica pediátrica são hérnia inguinal, hérnia umbilical e a fimose. No caso de recém-nascidos, as patologias têm aspectos raros e as estatísticas variam entre um caso a cada mil crianças nascidas saudáveis ou de um em cada 5 mil nascidos saudáveis.

O acesso da população ao tratamento especializado de cirurgias em crianças é feito através dos pediatras nos postinhos, na rede de Atenção Básica de Saúde. Em caso de cirurgia neonatal, o encaminhamento é feito diretamente pelos hospitais que têm capacidade de realizar partos de média e alta complexidade. O tempo de internação dos bebês é de um a dois dias. Para recém-nascidos o tempo de permanência no hospital varia de acordo com cada caso.

Pré-Natal
Para finalizar, Petreca comenta a importância de um pré-natal acompanhado por um médico ginecologista e a realização de exames. “Hoje o SUS oferece condições para que as doenças possam ser diagnósticas antes mesmo de a criança nascer. O pré-natal adequado possibilita recepcionar o recém-nascido melhor e planejar o procedimento cirúrgico com mais tranqüilidade, se necessário”, ressalta o médico.

Notícias relacionadas