A UPA – Unidade de Pronto Atendimento, assim como o início do funcionamento do Samu 192 (Serviço de Atendimento de Móvel de Urgência) serão inaugurados no próximo dia 30, às 11h, em Votuporanga.
A vistoria realizada pelo Ministério da Saúde foi concluída na última semana para a autorização dos trabalhos do SAMU/UPA.
O evento deverá contar com presenças de lideranças políticas; representantes do Ministério da Saúde, deputados estaduais e federais, o prefeito de Votuporanga – Júnior Marão e demais governantes da região, bem como a secretária municipal de Saúde – Fabiana Arenas Stringari de Parma.
Abrangência
O Samu regional, além de Votuporanga atenderá aos seguintes municípios: Álvares Florence, Américo de Campos, Cardoso, Cosmorama, Monções, Nhandeara, Parisi, Riolândia, Valentim Gentil; uma população que totaliza quase 150 mil.
Cinco ambulâncias do Samu estarão a disposição de pacientes. Três delas permanecerão em Votuporanga; uma Unidade de Suporte Avançado (USA) – equipada com equipamentos semelhantes aos de uma UTI hospitalar, e duas Unidades de Suporte Básico (USB) – que atenderão casos de menor complexidade com equipamento básico de suporte à vida. Outras duas Unidades de Suporte Básico ficarão nas cidades de Nhandeara e Cardoso.
USB e USA
A ambulância da Unidade de Suporte Básico será composta por uma equipe formada por condutor socorrista e técnico de enfermagem. Já as Unidades de Saúde Avançadas grupo formado por condutor socorrista, médico e enfermeiro.
As USA possuem o sistema Tele-Eletrocardiograma Digital, tecnologia de ponta que ajuda a salvar vítimas de doenças cardiovasculares graves. O Tele- Eletro permite ao profissional de saúde obter um diagnóstico mais preciso do paciente ainda em casa, antes do deslocamento para o hospital. O procedimento pode reduzir em até 20% o número de mortes por doenças do coração.
SAMU – 192
Esse tipo de atendimento chega a região com o intuito de reduzir o número de mortes, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da agilidade no socorro. Equipes de profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população ficará a disposição 24 horas ao dia, por meio de ligação grátis pelo telefone 192.
Desde 2003, o serviço faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências e ajuda a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população.
UPA
As Unidades de Pronto Atendimento desempenham um papel importante no atendimento às urgências, resolvendo muitos casos que parariam nas portas de emergência dos hospitais. Na UPA o paciente recebe o primeiro atendimento e somente em caso de gravidade é encaminhado ao hospital mais próximo.
Quando chamar o SAMU
O Serviço Móvel de Urgência e Emergência deverá ser acionado pela população em situações que representem risco de seqüelas graves ao paciente ou em risco de morte.
Veja exemplos de quando chamar o SAMU:
• Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios;
• Em casos de intoxicação por agentes externos;
• Em caso de queimaduras graves;
• Na ocorrência de maus tratos;
• Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto;
• Em casos de tentativas de suicídio;
• Em crises hipertensivas;
• Em caso de desmaios;
• Quando houver acidentes/trauma com vítimas;
• Em casos de afogamentos;
• Em casos de choque elétrico;
• Em acidentes com produtos perigosos;
• Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte.
Rede Nacional UPA 192
Atualmente, a Rede Nacional SAMU 192 conta com Centrais de Regulação Médica, presentes em todos os estados e Distrito Federal, disponibilizando o Serviço para mais de 106 milhões de pessoas.
O número de veículos para atendimento de urgência no país mais que dobrará com a distribuição de um total de 2.312 ambulâncias, chegando a 3.800 unidades em funcionamento no país.