No dia 30 de junho, o SAMU 192 – Regional Jales -, juntamente com o Corpo de Bombeiros realizaram um treinamento conjunto com a simulação de um acidente de trânsito. A ação dos agentes objetiva melhorar o atendimento em ocorrências que necessitam da ação das duas equipes.
Na simulação a cena do acidente foi composta por duas motos e três vítimas. Uma das vitimas dirigia embriagada e não fazia uso do capacete o que resultou em graves ferimentos.
Dezoito atendentes participaram do simulado que durou uma hora. De acordo com o médico do SAMU o exercício permite melhor assimilação do papel de cada membro e maior integração das equipes, destacando os aspectos de hierarquia, campo de atuação e ação individual para a obtenção de melhores resultados”.
O sargento do Corpo de Bombeiros Jorge Evangelista Torres afirmou que, “a integração SAMU com o Corpo de Bombeiros é importante para delimitar o atendimento e minimizar os danos as vítimas. Temos que estar sempre treinando. Caso aconteça um acidente, cada setor precisa executar bem o seu trabalho no menor tempo possível. No simulado estamos próximos da realidade”.
Outro ponto importante foi promover a educação dos cidadãos diante de uma situação semelhante em que haja vítimas. Para isso foram colocadas as leis de ingestão de álcool e do uso do capacete como tema no simulado, estimulando a conscientização da população.