sábado, 5 de outubro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

SAMU 192 Regional Jales realiza capacitação de profissionais

Desde 11 de setembro de 2010, os profissionais do SAMU 192 Regional Jales estão participando do Programa Nacional de Capacitação do Atendimento Pré-Hospitalar Móvel (APH) e Fixo, promovido pela Coordenação…

Desde 11 de setembro de 2010, os profissionais do SAMU 192 Regional Jales estão participando do Programa Nacional de Capacitação do Atendimento Pré-Hospitalar Móvel (APH) e Fixo, promovido pela Coordenação Geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz de São Paulo (HAOC).
O curso Suporte Básico de Vida é composto por 16 módulos e está sendo ministrado aos condutores/socorristas e Técnicos de Enfermagem do SAMU 192
Regional Jales pelos Tutores locais treinados pelo HAOC (Enf. Gláucia Ap. Henrique
Bortolozo e Drº. Adelson Mariano de Brito) e pelos colaboradores locais (Enf. Crislaine
Nascimento de Assis, Enfº Diego César N. Saciente, Enf. Polyana Tavares de Souza,
Enf. Willians Inácio Franco e Enf. Andrea Carla Camargo Rodrigues), todos apoiados
por tutores á distância. Os Enfermeiros que estão ministrando o curso como tutores
e colaboradores locais, fazem parte da equipe de Unidade de Suporte Avançado do
SAMU 192 Regional Jales e são Pós-Graduados em Urgência e Emergência.
Para completar o curso os profissionais vão participar de mais sete módulos e terão certificação pelo Ministério da Saúde.
As aulas são ministradas na Central de Regulação do SAMU 192 Regional Jales e os alunos recebem aulas teórico-práticas presenciais, desenvolvidas no próprio serviço com a ajuda de uma ferramenta de ensino à distância ministrada por uma equipe do Ministério da Saúde. Todos os participantes possuem uma senha individual que permite o acesso a todo o material didático pela internet, além de possibilitar o acompanhamento do número de faltas e notas. O curso também proporciona discussão de casos atendidos pelas equipes, o qual se torna o aprendizado mais rico em informações, através de trocas de experiências vividas pelos profissionais.
O Curso de Suporte Básico de Vida também será realizado pelos profissionais
Técnicos de Enfermagem e Condutores/Socorristas das 04 Bases Descentralizadas do
SAMU 192 Regional Jales (Palmeira d’Oeste, Aparecida d’Oeste, Urânia e Santa
Albertina), com previsão para novembro de 2011.
Os temas referentes aos 16 Módulos do curso Suporte Básico de Vida, são:
Biossegurança e segurança da cena; Emergências pediátricas e neonatais; Emergências obstétricas; Emergências clínicas cardiológicas; Múltiplas vítimas; Técnicas básicas de salvamento e resgate; Emergências clínicas neurológicas; Equidade em saúde: população em situação de rua; Gestão para a qualidade em Suporte Básico de Vida; Transporte aeromédico, aquático e terrestre; Emergências metabólicas, respiratórias e toxicológicas; Emergências clínicas cardiológicas; Emergências psiquiátricas; Trauma e Emergência cirúrgica I, II e III.
O Programa Nacional de Capacitação do Atendimento Pré-hospitalar Móvel (APH) e Fixo também oferece cursos para os médicos reguladores, médicos assistências e para Enfermeiros assistências que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192. Os cursos são: Regulação Médica e Suporte Avançado de Vida.
“O aprendizado constante é importantíssimo para os profissionais de urgência e emergência que atuam no pré-hospitalar e o estudo de casos reais, aliado as aulas reforça a experiência, qualificando cada vez mais o trabalho dos profissionais da Unidade de Suporte Básico”, explicou a Enf. Crislaine Nascimento de Assis Responsável Técnica de Enfermagem do SAMU 192 Regional Jales.
“O principal objetivo é capacitar os profissionais para implementar, ainda mais, a Política Nacional de Atenção às Urgências, de acordo com o que estabelece o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Portaria GM 2048 que estabelece os princípios e diretrizes dos sistemas estaduais de urgência e emergência”, relata o Drº. Adelson Mariano de
Brito – Coordenador Geral do SAMU 192 Regional Jales.

Fonte:Assessoria de Imprensa

Notícias relacionadas