quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Samsung deve lançar programa de smartphones usados

A fabricante de smartphones Samsung planeja lançar um programa para vender versões usadas de seus celulares a partir do próximo ano. As informações, divulgadas nesta segunda-feira, 22, foram confirmadas à…

A fabricante de smartphones Samsung planeja lançar um programa para vender versões usadas de seus celulares a partir do próximo ano. As informações, divulgadas nesta segunda-feira, 22, foram confirmadas à Reuters por pessoas familiarizadas com o assunto, que ainda disseram que os smartphones deverão ser reformados pela empresa antes da comercialização.

A empresa de tecnologia sul-coreana está à procura de maneiras de sustentar o impulso nos ganhos que está registrando após a sua reestruturação na linha de produtos. Como o crescimento do mercado mundial de smartphones está estagnado, a companhia quer maximizar a sua eficiência de custos e manter as margens operacionais acima de 10%.

Assim, a ideia da fabricante é reformar smartphones da empresa, captados de clientes do plano de atualização anual de smartphones, antes de encaminhar os aparelhos para usuários inscritos no programa, diminuindo o preço dos produtos e aumentando o alcance dos smartphones da companhia.

A fonte que confirmou as informações para a Reuters se recusou a dizer o tamanho do desconto nos smartphones usados, nem quais aparelhos estariam aptos a participar dos programas.

Um porta-voz da Samsung disse que a empresa não comenta especulações.

Reforma. Não ficou claro quais componentes do telefone seriam alterados pela Samsung. No entanto, smartphones reformados, na maior parte das vezes, recebem uma nova bateria e uma nova carcaça. O iPhone, rival da Apple, tem um valor de revenda de cerca de 69% do preço original cerca de um ano depois do lançamento. Já os aparelho da linha Galaxy da Samsung, no mercado informal, são vendidos por 51% do preço original no mercado norte-americano.

Smartphones recondicionados poderiam ajudar a Samsung a aumentar sua presença em mercado emergentes, como a Índia, onde os dispositivos topo de linha da empresa possuem um valor extremamente acima do mercado. Além disso, a Samsung conseguiria afastar os rivais chineses de baixo custo.

Mercado. A consultoria Deloitte diz que o mercado de smartphones usados será no valor de US$ 17 bilhões este ano, com mais de 120 milhões de aparelhos vendidos ou negociados.

“Alguns consumidores podem preferir comprar smartphones reformados. Modelos topo de linha usados podem canibalizar as vendas de novos dispositivos desses fabricantes”, disse a Deloitte em um relatório.

Notícias relacionadas