Mais de cem reeducandos beneficiados com a saída temporária de fim de ano não retornaram às unidades prisionais da região de Rio Preto e já são considerados foragidos. Somente no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) da cidade, o número de evadidos é de 94 homens. A informação é do juiz Evandro Pelarin, titular do Departamento Estadual de Execução Criminal (Deecrim) de Rio Preto.
Relatório divulgado nesta quarta-feira, 4, aponta que dos 1.633 reeducandos que saíram do CPP de Rio Preto no dia 23 de dezembro, 94 não se apresentaram na penitenciária dentro do prazo estabelecido, que era 16h de terça-feira, 3.
O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Riolândia registrou sete evasões, de 208 presos beneficiados com a saidinha. Já na penitenciária da cidade, todos os 19 reeducandos autorizados a passarem o fim de ano com a família retornaram.
No CDP de Icém, cinco de 176 homens não se apresentaram.
Ao todo, o número de presos evadidos nas unidades prisionais da região é de 106.
“Já estou revogando todos os regimes semiabertos daqueles que não retornaram e mandando expedir mandados de prisão para retornaram ao regime fechado”, afirmou Pelarin.
Os dados do Centro de Ressocialização Feminino (CRF) de Rio Preto ainda não foram divulgados. Relatório preliminar informou que 56 mulheres estavam aptas ao benefício.
A reportagem solicitou nota da Secretaria de Administração Penitenciária sobre o saldo de evasões e aguarda resposta.