No próximo domingo (7), uma das tarefas do eleitor será escolher quem vai representá-lo nas câmaras municipais. Mas muitos vão votar sem saber qual é a função de um vereador.
O que o eleitor espera de um vereador?
“Ele não está aí pra resolver os problemas da nossa cidade? Não é essa a função dele?”, questionou uma mulher.
Sim, ele propõe e aprova leis para melhorar a vida na cidade. Mas, em época de campanha, alguns candidatos prometem o que um vereador não tem como cumprir.
“A gente pergunta o que o vereador pode fazer pra melhorar a segurança? Ele tem força pra fazer alguma coisa?”, disse perguntou um homem.
Segurança pública, por exemplo, é dever do governo do estado. O vereador só pode legislar sobre assuntos do município.
“Um vereador, por exemplo, é responsável por participar dos projetos referentes ao saneamento, ao lixo urbano, aos viadutos, passarelas, pontes, feiras, pontos de vans, de ônibus”, afirmou Marcos Ramayana professor de direito eleitoral/FGV.
E ainda tem outra função, das mais importantes: a de ser um fiscal do povo.
“Ele verifica se há um desvio de dinheiro público, se o dinheiro está sendo bem gasto. Ele verifica se aquela política que foi estabelecida está produzindo os resultados esperados”, revelou Ricardo Ismael, cientista político/PUC.
O número de vereadores em cada Câmara varia de acordo com a população do município. No mínimo, 9. E, no máximo, 55.
Escolher quem vai ocupar cada uma das cadeiras não é uma tarefa fácil para o eleitor. No Brasil, quase meio milhão de candidatos disputam 57 mil vagas nas câmaras municipais. Mas é preciso conhecer bem quem vai se sentar lá. O vereador deve ser o olho e a voz do cidadão.
“Que seja uma pessoa que corra atrás, para melhorar as coisas aqui”, disse uma mulher.