sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Saiba como será feita a votação paralela no segundo turno

Confira locais e horários do sorteio das urnas e das auditorias: Realizada no primeiro turno, a votação paralela será feita, novamente, no segundo turno, no dia 29 de outubro. Na…

Confira locais e horários do sorteio das urnas e das auditorias:

Realizada no primeiro turno, a votação paralela será feita, novamente, no segundo turno, no dia 29 de outubro. Na véspera das eleições, sábado (28), todos os 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) realizarão audiência pública para sortearem as urnas que serão utilizadas na votação paralela. O objetivo do procedimento é comprovar a segurança e confiabilidade do sistema informatizado de votação. A imprensa pode acompanhar todos os passos da votação paralela em cada Tribunal Regional.

Após a audiência, as urnas sorteadas são retiradas dos seus locais de origem e levadas, no sábado mesmo, para as sedes dos Tribunais Regionais, onde ficarão sob constante vigilância. A Justiça Eleitoral conta com uma estrutura logística para a retirada das urnas, que são levadas por avião, helicóptero ou veículos seguros.

Os juízes eleitorais das respectivas zonas que tiveram suas urnas sorteadas serão imediatamente comunicados, por fax e telefone, pelos magistrados dos TREs que realizaram os sorteios para providenciarem a substituição daquelas urnas por outras do estoque de reserva. Dessa forma, o eleitor votará normalmente no dia 29 de outubro.

Votação paralela no dia 29
No dia das eleições (29/10), após o início da votação (8h), cada TRE determinará um horário em que será realizada, em audiência pública, a votação paralela.

A votação paralela ocorre da seguinte forma: os fiscais dos partidos e representantes das coligações votarão nas urnas que foram sorteadas no sábado (28). Deverão votar em uma lista de candidatos previamente estabelecida e de conhecimento de todos ali presentes. Todos os candidatos a serem votados, deverão constar da urna eletrônica. A lista de candidatos votados (espécie de cédula de papel) ficará guardada para posterior conferência.

Assim, no final da votação (17h), os dados impressos no boletim das urnas eletrônicas utilizadas na votação paralela serão comparados com a lista de votação, a fim de conferir se o que foi inserido na urna eletrônica é idêntico ao que se pretendia votar.

Notícias relacionadas