domingo, 17 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Saev dá continuidade em projeto para separação de óleo de cozinha

A Saev (Superintendência de Água e Esgotos de Votuporanga) irá instalar no reservatório da Vila Muniz um tanque com capacidade de armazenagem de 10 mil litros para descarte do óleo…

A Saev (Superintendência de Água e Esgotos de Votuporanga) irá instalar no reservatório da Vila Muniz um tanque com capacidade de armazenagem de 10 mil litros para descarte do óleo de cozinha produzido nas residências da cidade.

A partir da armazenagem, a autarquia fará a venda do produto para uma empresa especializada na reciclagem do óleo. A verba será direcionada para o Fundo Social de Solidariedade.

Segundo o superintendente, Walter Trindade, a forma da coleta dos óleos em cada residência e de envio para o tanque na Vila Muniz está sendo definida para que toda a cidade seja incluída no projeto de reciclagem. “Esperamos que a população colabore com a funcionalidade do projeto contribuindo, dessa forma, com o meio ambiente”.

Após a utilização, o óleo é um produto que pode ser reciclado, servindo de matéria prima para a fabricação principalmente de biodiesel e de sabão. De acordo com a Saev, o descarte é feito, geralmente, em ralos e pias de cozinha, o que pode ocasionar o entupimento das redes de esgoto, a proliferação de ratos e baratas, bem como dificulta a reprodução de plantas e peixes, e encarece o tratamento de esgotos. Cada litro de óleo saturado polui um milhão de litros de água.

Notícias relacionadas