sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

SAE realiza oficina sobre DST, HIV e Aids

O SAE (Serviço de Atendimento Especializado) da Secretaria Municipal de Saúde promoveu na sede do Creas (Centro de Referência Especializada de Assistência Social) uma oficina com o tema: “Prevenção das…

O SAE (Serviço de Atendimento Especializado) da Secretaria Municipal de Saúde promoveu na sede do Creas (Centro de Referência Especializada de Assistência Social) uma oficina com o tema: “Prevenção das DST, HIV e Aids – Adolescentes e Jovens para a Educação entre Pares”.

O evento foi destinado aos jovens e adolescentes atendidos pelo Creas, durante a Semana de Férias, que teve início nesta segunda-feira.

O assistente administrativo do SAE, também responsável pela oficina, Bruno Pereira, conta que a escolha desse tipo de evento se deve a troca de conhecimentos e repasses de informações por meio de dinâmicas e atividades lúdicas.

“Essa é a melhor maneira para trabalhar com jovens, um modo de causar interesse neles pelo tema, para que em seguida, multipliquem o conhecimento adquirido”, conta Bruno.

Uma dinâmica de apresentação serviu como método de integração entre os participantes e, na sequência, questionamentos e reflexões foram colocados para discussões.

As orientações foram passadas, as dúvidas surgiram e também foram sanadas. Para o organizador, “por fim, a oficina se transforma em uma roda de conversa; abordando um assunto sério em um bate-papo informal”.

Em seguida, álbuns seriados por fotos que ilustram as DST’s foram analisadas pelos jovens. “Hoje em dia essas imagens e ilustrações estão sendo cada vez menos utilizadas em eventos como esse, pois dificulta o reconhecimento da forma inicial da doença. Esse é um fato que leva a um distanciamento do diagnóstico precoce”, destaca o responsável pela oficina.

A enfermeira do SAE, Leiliane Scarpa, realizou em seguida um atendimento, por demanda espontânea, ou seja, aos participantes que se interessaram, puderam ser submetidos a exames de sorologia de VDRL (sifilis) e o teste rápido para HIV realizados no SAE.
Instituições privadas ou públicas que trabalham ou monitoram jovens podem solicitar as oficinas oferecidas gratuitamente pelo SAE. Assuntos como: Sexualidade, Diversidade Sexual, Álcool e Drogas e identidade de Gênero; também estão disponíveis para serem abordados.

O telefone para mais informações é o (17) 3405-1584. O SAE, fica localizado na Rua Tibagi nº 2882 – Cidade Nova.

Notícias relacionadas