O SAE (Serviço de Atendimento Especializado) e Caps II (Centro de Atenção Psicossocial), ambos serviços da Secretaria Municipal de Saúde de Votuporanga, realizam no dia 10 de setembro o I Fórum de Redução de Danos Ampliando a Discussão.
Uma reunião entre gerentes e representantes destes serviços discutiu alguns detalhes do evento que será realizado no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo” e contará com aproximadamente 300 convidados de toda a região.
A Redução de Danos (RD) é uma perspectiva para lidar com as questões associadas ao uso de drogas. Em meio aos diversos programas e perspectivas que, de forma hegemônica, apesar de ineficazes, se norteiam na abstinência do usuário de álcool e outras drogas, a Redução de Danos vem se destacando desde o seu surgimento por lidar de forma objetiva, concreta, respeitosa e pragmática com os problemas associados ao uso de drogas nos mais diversos contextos.
A RD inova ao não nortear suas ações num idealismo inatingível e não foca necessariamente a abstinência. De acordo com a coordenadora do Programa DST/ Aids em Votuporanga, Léa Bagnola, a Redução de Danos considera o aspecto realista da situação. “por não ter suas ações focadas em apenas um objetivo, as diferentes ações de RD são pensadas de forma diferente em diferentes contextos e devem ser constantemente avaliadas para ter resultados satisfatórios”, esclarece Léa.
Para o gerente do Caps II, Reinaldo Antônio de Carvalho, o diálogo e respeito aos usuários são as bases para que a Redução de Danos seja efetiva. “As ações são pensadas a partir de um diálogo e construção conjunta com os usuários, tentando entender seu contexto e suas demandas. A meta é atingir os objetivos a partir de um diálogo, respeitando as possibilidades, vontades e limites dos usuários, tentando implicá-lo no processo”, complementa Carvalho.
PROGRAMAÇÃO I FÓRUM REDUÇÃO DE DANOS AMPLIANDO A DISCUSSÃO
10/09/2014
7h30 Recepção e entrega de material e certificação
8h Abertura
*Drª Fabiana Parma – Secretária de Saúde
8h30 Contextualização do território
*Lea Cristina Bagnola – Coordenação Municipal DST/Aids – SAE Votuporanga
*Reinaldo Antonio de Carvalho – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas
9h30 Intervalo
9h50 Experiências Exitosas na Cracolândia
*Bruno Logan – Psicologo da ONG “É de Lei”
*Roberta Marcondes Costa – Psicóloga da ONG “É de Lei”
11h30 Mesa Redonda – Era Redução de Danos e não Sabia
*Palestrantes
*Mediador