A secretaria municipal de Saúde, através do Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), realizou durante a Festa dos Motoristas, ocorrida no dia 22, uma campanha visando à saúde dos caminhoneiros.
A ação ofereceu gratuitamente testes rápidos de DST/HIV, Sífilis e Hepatites C. Ao todo foram realizados 65 testes de HIV, 65 de Hepatite C e 59 de Sífilis. Apenas dois exames de Sífilis foram diagnosticados como positivo. O resultado é sempre sigiloso e quando positivo, a equipe do CTA é responsável por encaminhar as pessoas para tratamento e orientações nos serviços de referência.
A campanha foi realizada pela coordenadora do programa municipal de DST/AIDS, Vanessa Ferreira Martins, a enfermeira Gilda Donda e a farmacêutica Lara Faria. O objetivo é a promoção da saúde, diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Todos os caminhoneiros que realizaram os testes receberam de brinde uma caneca acrílica com preservativos.
“Com estas ações extras nós conseguimos levar a grupos vulneráveis, como o dos caminhoneiros, a oportunidade de realizarem os testes para prevenção. Normalmente os caminhoneiros, por passarem muito tempo trabalhando, não possuem tempo para procurar o atendimento. É importante citarmos que o Ministério da Saúde preconiza este grupo de risco para doenças sexualmente transmissíveis”, comentou a enfermeira Vanessa.