quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Saddam Hussein é condenado à morte na forca

O ex-presidente iraquiano Saddam Hussein foi “condenado à morte na forca” neste domingo pelo Alto Tribunal Penal iraquiano, pelo assassinato de 148 xiitas do povoado de Dujail, ao norte de…

O ex-presidente iraquiano Saddam Hussein foi “condenado à morte na forca” neste domingo pelo Alto Tribunal Penal iraquiano, pelo assassinato de 148 xiitas do povoado de Dujail, ao norte de Bagdá, nos anos 80.

O ex-presidente tentou reiteradas vezes interromper o juiz Rauf Rachid Abdel Rahman durante a leitura do veredicto, gritando “Longa vida ao Iraque!”. Mas ao saber da sentença, ficou visivelmente afetado.

Os estatutos do tribunal prevêem um recurso automático de apelação em caso de pena de morte, o que pode adiar em várias semanas ou até meses a execução da pena.

O Alto Tribunal Penal aceitou o pedido do promotor Jaafar al Mussaui, para executar o ex-ditador iraquiano no dia 19 de junho.

Saddam Hussein, de 69 anos, e os outros sete co-acusados foram julgados de 19 de outubro de 2005 a 27 de julho de 2006 pelo Alto Tribunal Penal, no bairro fortificado da Zona Verde de Bagdá.

Todos eles foram julgados pela morte de 148 xiitas de Dujail, a 60 km a norte da capital iraquiana, meses depois de um ataque contra o comboio do então presidente durante uma visita a este povoado em 1982.

O tribunal realizou um total de 40 audiências e ouviu 130 testemunhas.

Notícias relacionadas