

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) intensificou nos últimos meses a fiscalização contra o furto de água no oeste paulista, por meio da “Operação Gato Molhado”. As ações se concentram nas cidades da região de Lins, Novo Horizonte, Fernandópolis, Olímpia, Monte Alto e Jales.

A operação visa detectar fraudes, aplicar a cobrança retroativa do volume de água furtado e responsabilizar criminalmente os infratores.
Homem é preso em Lins e fraudes são detectadas em estabelecimentos
Na última terça-feira (15), no bairro Jardim União, em Lins (SP), um homem de 44 anos foi preso em flagrante após denúncia. Policiais civis e técnicos da Sabesp encontraram uma ligação irregular diretamente na rede da empresa que abastecia o imóvel. A fraude foi confirmada no local, e o suspeito foi preso sem direito a fiança.
A Sabesp tem flagrado fraudes em todo o estado em diversos locais, como academias, restaurantes e prédios em construção.
Furto de água é crime e prejudica abastecimento vizinho
O furto de água é um crime tipificado no artigo 155 do Código Penal e pode levar à prisão por até 8 anos, além de multa e corte no fornecimento. O diretor de Combate a Fraudes da Sabesp, Luiz Renato Fraga, explica que a empresa investe em tecnologia para identificar irregularidades. “Um consumo de água fora do padrão, por exemplo, já dispara um alerta, levando à verificação”, disse.
Além de ser um crime, o desvio de água prejudica o abastecimento da região onde ocorre, pois quem frauda o sistema tende a desperdiçar um bem escasso, desequilibrando o sistema e podendo causar falta d’água nos imóveis vizinhos.
Gabriel Seibarauskas, coordenador da operação, destaca que a Sabesp montou um time especializado e atua em parceria com a polícia. A Sabesp orienta que as denúncias de furto de água podem ser feitas pelos canais oficiais de atendimento:

- Central de Atendimento: 0800 055 0195 (ligação gratuita).
- WhatsApp: 11 3388-8000.
- Agência Virtual (no site da Sabesp).












