A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) iniciou recentemente as obras de construção de sistema de esgotamento sanitário em Valentim Gentil.
O sistema é composto por emissário (canalização que recebe e faz o transporte do esgoto), estação de tratamento de esgoto, remanejamento de adutora (tubulação que leva água tratada ao reservatório) e emissário final.
O empreendimento conta com investimento de R$ 3.348.473,78, feito pelo Governo do Estado, e está sendo executado em uma área de sete alqueires, localizada na vicinal Leonardo Guxardi, zona rural do município. O prazo para conclusão dos serviços é de 18 meses.
De acordo com o gerente da Sabesp de Valentim Gentil, José Roberto Rendeiro, a nova estação de tratamento de esgoto do município terá o triplo da capacidade da antiga lagoa de tratamento – que deverá ser desativada após o término das obras – e irá atender a população pelos próximos 30 anos.
A prefeita Rosa Caldeira destaca que as obras trarão diversos benefícios para o município e agradece ao Governo do Estado pelo investimento.
“Nossa cidade é grata ao governador Geraldo Alckmin por mais esta benfeitoria. Agradecemos também ao secretário Edson Giriboni (Saneamento e Recursos Hídricos), à presidente da Sabesp, Dilma Pena; ao superintendente regional, Antonio Rodrigues da Grela Filho; ao diretor de sistemas regionais, Luiz Paulo de Almeida Neto; ao gerente de divisão em Fernandópolis, Antonio Carlos de Oliveira; ao gerente local, José Roberto Rendeiro; e a todos da Companhia”, afirma.