sexta, 15 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Sabesp conhece risco da utilização de amianto

A secretária estadual de Energia, Dilma Pena, admitiu após a reunião com prefeitos, nesta segunda-feira, em Fernandópolis, que a utilização de tubos de água fabricados com cimento amianto provoca danos…

A secretária estadual de Energia, Dilma Pena, admitiu após a reunião com prefeitos, nesta segunda-feira, em Fernandópolis, que a utilização de tubos de água fabricados com cimento amianto provoca danos à saúde.

“A substituição dos tubos é uma questão de saúde pública e todos devem ser trocados”, disse. Ela não quis admitir diretamente que o material provoca câncer, como afirmam cientistas e o Movimento Popular Abaixo a Exploração.

Representantes do Movimento foram barrados na entrada do Teatro por funcionários da estatal, pouco antes do início da reunião. “Fomos impedidos de entrar numa reunião pública, realizada num prédio do nosso município e sem o direito da livre manifestação”, disse o líder do grupo, Reginaldo Landim.

Landim acusa a Sabesp de utilizar tubos fabricados com amianto, mesmo com a proibição de um decreto estadual de 2001.

“A empresa ignora as leis, passa por cima de tudo e de todos, mas vamos recorrer à Justiça e vamos com isso até o final”, disse.

O objetivo é forçar a estatal a deixar a cidade e a indenizar pacientes com câncer.

Notícias relacionadas