quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Sábado terá Campanha de Cadastro de Doadores de Medula Óssea

Com o objetivo de aumentar o número de cadastrados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), a Prefeitura da Estância Turística de Santa Fé do Sul, em parceria…

Com o objetivo de aumentar o número de cadastrados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), a Prefeitura da Estância Turística de Santa Fé do Sul, em parceria com Rotaract Club e a Fundação Pio XII de Barretos, promovem no sábado (25), das 9h às 17h, na E. M. Marina de Oliveira, a Campanha de Cadastro de Doadores de Medula Óssea.

Participar do Cadastro de Doadores é simples. Primeiro, o interessado passará por uma triagem e, em seguida, será encaminhado para a sala de coleta de sangue, onde será feito o exame de sangue, que será lançado no Banco de Dados Nacional. O doador não pode estar em tratamento oncológico (câncer) ou ser HIV positivo. Ele deve levar RG e não precisa estar em jejum.

Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos pode ser um doador de medula óssea. Quando um paciente necessita de transplante, o cadastro é consultado. Se for encontrado um doador compatível, ele é convidado a fazer a doação.

Doação
A doação é feita por meio de procedimento cirúrgico sob anestesia peridural ou geral, que dura aproximadamente 90 minutos e requer internação por, no mínimo, 24 horas. São efetuadas múltiplas punções com agulhas nos ossos posteriores da bacia, de onde é aspirada a medula. È retirado um volume de, no máximo, 10%, quantidade que não causa nenhum comprometimento a saúde. Nos três primeiros dias após a doação, o doador pode sentir um desconforto localizado leve ou moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésico e medidas simples. Os doadores podem retornar as atividades normais dentro de uma semana.

O maior problema no processo de doação é a compatibilidade entre doador e paciente. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca) para cada 100 mil, apenas uma pessoa é compatível. Atualmente há cerca de 900 pessoas na lista de espera por um doador.

Notícias relacionadas