A responsabilidade, o cuidado e a conscientização com o meio ambiente podem começar a ser trabalhado nas crianças bem cedo e, com isso, o bom resultado estará garantido. A afirmativa pôde ser comprovada no trabalho feito pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) em parceria com o Colégio Rui Barbosa – Objetivo. Com o intuito de conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente, a Autarquia e o Colégio desenvolveram um trabalho de reaproveitamento de material reciclável.
Em fevereiro o clima de carnaval toma conta da cidade. Pensando no envolvimento das crianças com as festividades, a proposta foi falar dos principais temas ambientais e, ao mesmo tempo, estimular os alunos a transformar ‘lixo’ em peças carnavalescas. Dessa forma, eles produziram instrumentos, mascaras e outros acessórios carnavalescos, que ficaram expostos do dia 22 a 28 de fevereiro, no prédio do Saae.
A experiência também se reflete em casa. Maria Naomi Wagatsuma, de sete anos, cobra da mãe no dia-a-dia a separação do material reciclável. “Ela é uma criança muito responsável e esse trabalho incentiva Maria, que cobra bastante de nós. Ela até pediu para eu comprar três tipos de lixeiras para ela separar o lixo”, disse a mãe de Maria, Luciane de Oliveira Pereira Wagatsuma.