A Rússia realizou um ataque imenso em instalações de energia criticamente importantes do complexo militar-industrial da Ucrânia na sexta-feira (10), disse o Ministério da Defesa da Rússia neste sábado (11).
Em uma atualização diária, o ministério não identificou as instalações de energia que alega ter atingido. O órgão disse que o ataque também havia bloqueado o transporte de armas e munições estrangeiras por meio de trem para os campos de batalha na Ucrânia.
As Forças Armadas da Ucrânia disseram na noite de sexta-feira que as forças russas haviam disparado mais de 100 mísseis e realizado 12 ataques aéreos e 20 ataques de artilharia. Elas acrescentaram que 61 mísseis de cruzeiro russos foram destruídos.
O ministro de Energia da Ucrânia, German Galushchenko, disse que a Rússia havia atingido instalações de energia em seis regiões, com mísseis e drones, causando apagões em grande parte do país.
A Rússia tem atacado repetidamente a infraestrutura civil distante das linhas de frente, deixando milhões de ucranianos sem energia, aquecimento ou água por dias a fio no meio do inverno europeu.