Em Araçatuba por falta de espaço, sepultamentos estão acontecendo nas ruas, corredores, praças e áreas verdes dos cemitérios da cidade.
No cemitério “Recanto da Paz”, por falta de espaço, os enterros no meio da última rua impossibilita o trânsito de veículos no local. Os moradores da cidade revoltados com a situação reclamam que, nestas áreas deveria servir de passagens para pedestres, tráfego de funerais e descanso para os visitantes.
As ruas começaram a ser ocupadas no mês passado, depois que terrenos destinados à arborização e para a construção de uma praça foram ocupados pelos túmulos. No terreno que seria a praça, por exemplo, há 48 sepulturas. Até agora, 15 mortos, a maioria indigentes, foram enterrados na rua. Por semana, o cemitério recebe de seis a dez mortos cujas famílias não têm terreno ou jazigo no cemitério.
A capacidade só não se esgotou porque a maioria dos defuntos é de familiares que já possuem jazigos no Recanto da Paz ou no cemitério da Saudade. Nestes lugares, os enterros para quem não tem os jazigos são feitos somente depois que alguns túmulos são desativados por falta de pagamento de manutenção das famílias.
O novo cemitério já tem área, mas de acordo com a prefeitura, sua construção ainda não saiu do papel.
Fonte: Chico Siqueira