sábado, 21 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Riopretenses “enterram” prefeito Valdomiro Lopes durante desfile

O prefeito de Rio Preto, Valdomiro Lopes (PSB), enfrentou manifestantes e, de camarote, assistiu seu enterro político e dos 14 vereadores que integram sua base aliada. O protesto aconteceu no…

O prefeito de Rio Preto, Valdomiro Lopes (PSB), enfrentou manifestantes e, de camarote, assistiu seu enterro político e dos 14 vereadores que integram sua base aliada. O protesto aconteceu no final do desfile de 7 de Setembro na avenida Bady Bassitt e foi encabeçado pelo movimento #vergonhariopreto. O cortejo entrou na avenida por volta das 10 horas e, quando chegou em frente ao palanque de autoridades, por volta das 10h30, promoveu o enterro simbólico do prefeito e dos vereadores por conta da aprovação da lei que criou 230 cargos comissionados no Executivo.

Valdomiro, que foi orientado por assessores a deixar o local tão logo o desfile oficial terminou, preferiu encarar o manifesto. Por cerca de cinco minutos, ouviu gritos de fora, Valdomiro” e “ô Valdomiro, pode esperar, sua hora vai chegar”, além de outros xingamentos. Em nenhum momento, porém, houve violência por parte do movimento ou de assessores do prefeito.

Ao deixar o local, Valdomiro evitou polemizar com os manifestantes. Apesar do constrangimento, tentou demonstrar tolerância com os estudantes e disse considerar “legítima” a manifestação. “Quando jovem, na revolução, lutei para que isso fosse possível”, disse o prefeito, que descartou atender o pedido dos manifestantes e revogar a lei dos apadrinhados. “É uma lei importante e reduzimos o número de pessoas”, afirmou Valdomiro ao dizer que o número de cargos em comissão foi reduzido em 45 cargos.

Depois do protesto na avenida Bady Bassitt, os manifestantes seguiram para a Prefeitura, na avenida Alberto Andaló, onde fizeram novo enterro dos políticos. Os 15 caixões foram enfileirados na porta do Executivo, marcando o fim do ato em protesto. O material foi recolhido, logo em seguida, por funcionários da Secretaria de Trânsito por determinação do secretário da pasta Aparecido Capello.

Segundo o prefeito, a manifestação contra o seu governo e contra os vereadores da base governista “faz parte da democracia.” “Quando eu era mais jovem e tinha a idade deles eu também lutei para que isso fosse possível contra a ditadura na época da revolução. A gente tem de respeitar a juventude. Acho que é legítimo. Estou respeitando os jovens”, afirmou Valdomiro.

Notícias relacionadas