O número de infectados confirmados para Covid-19 em Rio Preto chegou a 44.804 pessoas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Desse total, 159 novos casos foram registrados nas últimas 24 horas.
Sobre a permanência na fase Laranja do Plano SP de Flexibilização, em live na tarde desta sexta-feira (19), o secretário da Saúde de Rio Preto Aldenis Borim disse que não foram os óbitos, mas sim os casos novos de Covid e de novas internações que fizeram com que Rio Preto não avançasse para a fase Amarela.
Isso porque os índices de casos de Covid-19 e de internações pela doença que, segundo as regras do Estado devem ser de 350 novas confirmações para cada 100 mil habitantes e de 60 novas internações para cada 100 mil habitantes, estão acima do indicado em Rio Preto. Com relação à primeira, Rio Preto registra 363,7 novos casos e 62,9 novas internações.
“Com relação aos óbitos, Rio Preto tem um índice de 7,8 mortes para cada 100 mil habitantes e a linha de corte do Estado é de 8 mortes para cada 100 mil habitantes. Então, nós estamos abaixo do que o índice do Estado prevê em relação às mortes. Mas ainda precisamos diminuir com relação aos novos casos e novas internações”, disse o secretário. Além disso, a capacidade de velocidade de contágio do vírus (chamada de curva RT) da Covid-19 aumentou de 0,97 da semana passada para 1,015 para esta semana. “Isso significa que o vírus tem uma capacidade de circulação maior e isso não é bom”, afirmou Borim.