

A cidade de São José do Rio Preto avança decisivamente rumo à modernidade ao se tornar o primeiro município brasileiro a implementar, de forma totalmente integrada, os três grandes eixos de infraestrutura de uma smart city. Por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), a gestão municipal une a modernização do parque de iluminação pública por tecnologia LED, o sistema de vídeo-monitoramento inteligente e a gestão de mobilidade urbana com sincronização automática de semáforos, estabelecendo um novo padrão nacional em eficiência, tecnologia e sustentabilidade.

O planejamento de longo prazo garante que o projeto seja autossustentável ao longo de $30$ anos. Apenas com a economia de energia elétrica resultante da substituição da iluminação convencional por LED, o município conseguirá manter a operação da PPP, sem custos adicionais, e ainda destinará recursos economizados para novos investimentos urbanos.
A modernização promete impactos diretos na qualidade de vida e na segurança pública. O controle inteligente do tráfego e a sincronização automatizada dos semáforos trarão avanços significativos na mobilidade, reduzindo congestionamentos e otimizando o tempo de deslocamento dos cidadãos. Na área de segurança, o novo sistema de vídeo-monitoramento ampliará a capacidade de vigilância, integrando câmeras em tempo real e de alta resolução diretamente aos órgãos de controle.
Com a consolidação destes três pilares — segurança, mobilidade e eficiência energética — Rio Preto posiciona-se como um modelo de gestão moderna e inovadora para outros municípios brasileiros em busca de soluções inteligentes. O prefeito de São José do Rio Preto, Coronel Fábio, classificou a iniciativa como um marco para a administração: “A gestão da PPP para tornar Rio Preto uma smart city representa um salto decisivo para o futuro da nossa cidade. É um exemplo concreto de administração visionária, ousada e comprometida, que mostra como a inovação e o investimento bem planejado podem transformar a vida das pessoas. Rio Preto está se posicionando como referência nacional em modernização, sustentabilidade e eficiência na gestão pública. Toda a economia com a troca da iluminação pública por LED será revertida em melhorias para a população.”













