A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Preto comunicou que foi confirmado o primeiro caso de dengue do tipo 3 na cidade.
O caso foi registrado em uma mulher, de 57 anos, moradora da região Norte. O início dos sintomas foi 28 de novembro, com febre, mialgia, cansaço, dor nas costas e nas articulações.
A paciente, segundo a pasta, tem comorbidades. Ela passou por atendimento médico, sem necessidade de internação.
“Esclarecemos que as Vigilâncias Epidemiológica e Ambiental já adotaram todas as medidas necessárias para a realização de bloqueios e ações de controle nas regiões por onde a houve a circulação da paciente. A pasta reafirma a necessidade de que todos os moradores adotem as medidas de controle do mosquito reiteradamente recomendadas dentro de seus domicílios”, finalizou a secretaria, em nota.
De acordo com a Fiocruz, a dengue tem quatro sorotipos, e a infecção por um deles cria imunidade contra o mesmo sorotipo, mas o indivíduo pode contrair dengue se tiver contato com um sorotipo diferente. Como poucas pessoas contraíram o tipo 3, há risco de epidemia porque há baixa imunidade contra esse sorotipo.
Entre os sintomas de alerta da doença, estão: febre, manchas vermelhas pelo corpo, dor abdominal, vômito persistente, acompanhados também de sangramento na gengiva, no nariz ou na urina.
Ao perceber qualquer sintoma, a pessoa deve procurar atendimento médico na unidade de saúde mais próxima. As formas de prevenção são as já conhecidas pela população: limpeza dos quintais para evitar água empoçada, que é criadouro do inseto, e receber os agentes de saúde para fazer a vistoria em possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.