sábado, 21 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Rio Preto registra mais 8 mortes e 5.258 casos de Covid

Rio Preto chegou a 154 óbitos por Covid nesta quinta-feira (16) – oito mortes em 24 horas. O número de casos é de 5.258, um aumento de 216 em comparação…

Rio Preto chegou a 154 óbitos por Covid nesta quinta-feira (16) – oito mortes em 24 horas. O número de casos é de 5.258, um aumento de 216 em comparação a quarta-feira (15).

Segundo a gerente da Vigilância Epidemiológica, Andreia Negri, 77% dos óbitos registrados são de pessoas acima de 60 anos.

No momento, 166 pessoas estão internadas nos hospitais de Rio Preto com Covid. Deste total, 82 estão em UTIs e 84 em enfermarias.

A taxa de letalidade da doença no município é de 2,9% e segue mais baixa que a do estado, Brasil e mundo. Porém a variação diária de óbitos é de 5%, enquanto a de São Paulo e Brasil são de 2%. A faixa etária com mais óbitos registrado na cidade é entre 60 e 69 anos, com 77% dos casos.

Do total de 797 residentes de Rio Preto com síndrome respiratória aguda grave, 23% estão em investigação para Covid, o equivalente a 182 pessoas.

Vigilância Sanitária
A gerente da Vigilância Sanitária de Rio Preto, Miriam Wowk, também participou da live e comentou sobre as medidas adotadas pelo prefeito na tarde desta quarta-feira (15) para conter o avanço do coronavírus na cidade.

Ela ressaltou que as medidas determinadas pelo decreto publicado nesta quinta passam a valer a partir desta sexta (17). Entre as determinações está a proibição de venda de bebidas alcoólicas das 20h às 6h durante a semana e 24hrs no fim de semana.

A restrição vale também para o sistema drive-thru. Vale lembrar que o consumo de bebida alcoólica pode ser feito, mas dentro de casa.

Sobre o fechamento dos supermercados durante o fim de semana, Wowk disse que a medida prevê evitar aglomeração e passeios de famílias nos estabelecimentos durante o período de quarentena em que não há opções de lazer.

“Foram constatados durante as inspeções que eles são ponto de aglomeração. Por mais que eles tomem as medidas necessárias as aglomerações acabam ocorrendo do lado de fora, principalmente com o grande fluxo de pessoas que vem de outro municípios fazer suas compras ao fim de semana e também do hábito que a população tem de levar as famílias para acompanhar durante as compras”, falou.

Notícias relacionadas