Mais 10 mortes foram registradas entre quinta (23) e sexta (24) em Rio Preto, de acordo com a atualização feita nesta tarde pela Secretaria de Saúde. Com os óbitos de hoje, já são 197 óbitos devido à Covid no município.
Já os casos saltaram para 7.166 – 357 em relação a quinta-feira. O número de curados da doença é de 4.321.
O secretário de Saúde, Aldenis Borim, destacou que a obesidade é um fator importante de comorbidade em pacientes com menos 60 anos que morreram devido à Covid. Entre as vítimas de 50 a 59 anos, 25% eram obesos.
O cenário se modifica quando são analisados os óbitos de idosos. Acima de 60, as principais comorbidades são diabetes e hipertensão.
’Na trave’
Borim também comentou o fato de Rio Preto ter sido mantido, por mais duas semanas, na fase laranja do Plano São Paulo. O anúncio foi feito no início da tarde desta sexta-feira pelo governador João Doria (PSDB).
Segundo o secretário, o município “bateu na trave” para descer à fase vermelha, a mais restritiva da quarentena que proíbe a abertura do comércio. Borim afirmou que isso só não ocorreu porque foram abertos mais 40 leitos de UTI – 30 na UPA Jaguaré e 10 no Hospital de Jaci. Antes disso, ocupação dos leitos de UTI era de 89%, mas baixou para 56%
O prefeito Edinho Araújo (MDB) gravou uma mensagem sobre a manutenção de Rio Preto na fase laranja e também ressaltou que a cidade ficou “no limite” para ser rebaixada à fase vermelha.