


Após um ataque cibernético que atingiu os servidores da Prefeitura na quinta-feira (5), parte dos serviços municipais de São José do Rio Preto começou a ser restabelecida nesta sexta-feira (6). Entre as atividades que voltaram a funcionar estão os atendimentos telefônicos da Guarda Civil Municipal (GCM) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além dos serviços da Secretaria Municipal da Fazenda relacionados ao pagamento de empresas privadas.

Em entrevista coletiva, o prefeito Fábio Candido (PL) informou que os atendimentos serão normalizados gradualmente, sem, no entanto, estabelecer um prazo para a retomada total de todas as atividades. A prioridade, segundo o chefe do executivo, é restabelecer por completo os serviços da Saúde, o que deve ocorrer neste sábado (7).
Impactos do Ataque e Ações de Recuperação
O incidente comprometeu todos os sistemas da Administração Municipal, afetando especialmente a área da Saúde, considerada prioritária devido ao seu impacto direto na população. Após o ocorrido, a Polícia Civil recolheu um computador com vírus na sede da Empresa Municipal de Processamento de Dados (Empro), responsável pela tecnologia da informação da Prefeitura.
A Empro informou que os sistemas foram imediatamente isolados na quinta-feira, logo após a identificação do ataque. A empresa já iniciou o processo de restauração com base em backups e afirma que os bancos de dados não foram comprometidos. Autoridades especializadas em crimes cibernéticos estão acompanhando o caso.

Com o sistema fora do ar, os atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão sendo realizados de forma manual, o que tem causado lentidão e formação de filas. O telefone de emergência do Samu ficou temporariamente indisponível, dificultando ainda mais a prestação de socorro em casos urgentes.
No laboratório municipal, apenas exames de urgência estão sendo realizados. Consultas e exames eletivos foram suspensos e serão reagendados assim que os sistemas forem restabelecidos. A Secretaria de Saúde orienta que a população procure as UPAs apenas em casos de urgência e emergência e aguarde contato oficial para um novo agendamento de procedimentos.
A Empro destacou que, rotineiramente, enfrenta mais de 12 mil tentativas de ataque por dia, normalmente bloqueadas com sucesso pelos sistemas de segurança. No entanto, o ataque desta quinta-feira conseguiu ultrapassar as barreiras digitais e comprometer a operação da Prefeitura.
