Em 24 horas, o número de novos casos positivos para Covid-19 em Rio Preto foi de 338, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Rio Preto. De acordo com o órgão, a média móvel de infectados por dia cidade é de 329 casos o que, consequentemente, aumenta o índice de ocupação de leitos enfermarias e UTIs. O secretário municipal de Saúde Aldenis Borim, disse que da média móvel diária de pessoas que testam positivo, 40 delas são casos moderados ou graves e precisam de internação.
O número de pessoas internadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em leitos de enfermaria e UTI somou 765 pacientes, sendo 427 residentes de Rio Preto e 335 pacientes da região. Os dados são referentes até a tarde de quinta-feira (11), mas de acordo com Borim, a tendência de ocupação de leitos é de aumento uma vez que o índice de contaminação é alto.
“Nossa taxa de ocupação de leitos continua alta, com 98% de internação. A demanda é muito intensa, tem muitas pessoas precisando de leito e é fácil atingirmos 100% de capacidade. Por isso precisamos diminuir a circulação do vírus, precisamos fazer o distanciamento social”, alertou Borim.
Ainda de acordo com o secretário, 76,19% dos casos de SRAG são considerados grave ou gravíssimos e por isso precisam de leitos de UTI para tratamento.