Rio Preto mais uma vez bateu recorde no número de casos de covid-19, doença pelo novo coronavírus, em 24 horas.
De acordo com a Gerente da Vigilância Epidemiológica, Andréia Negri, a cidade registrou 515 novos casos e agora tem 5.773 pessoas registros positivos da doença.
Também em 24 horas, seis pessoas morreram e o número de óbitos subiu para 160.
Para se ter uma ideia do avanço da doença, somente no mês de julho foram registrados, até agora, 3.200 casos. São 1.253 casos de covid-19 para cada 100 mil habitantes, chegando a 1,25% da população.
“Mas é importante ressaltar que esses são os casos testados. Muitas pessoas contraíram a doença e tiveram sintomas leves e nem chegaram a procurar atendimento nem fizeram exames. Por isso, o número deve ser ainda maior”, disse Negri.
Outro fator preocupante é o número de ocupações de leitos. Somente de quinta (16) para sexta-feira (17), foram 48 internações por síndrome respiratória grave nos hospitais da cidade. Atualmente 301 pessoas estão internadas, sendo 125 em UTIs e 176 em enfermarias.
Isso pode ser decisivo para que, segundo a gerente da Vigilância Epidemiológica de Rio Preto, na próxima avaliação do Plano São Paulo a cidade seja rebaixada para fase 1, a vermelha, onde apenas serviços essenciais podem funcionar.
Cada leito de hospital consegue atender uma média de 3 pacientes com com covid-19 por mês.