sábado, 21 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Richard Belzer, comediante e ator de Law & Order: SVU, morre aos 78

O humorista e ator americano Richard Belzer, conhecido por suas apresentações de stand-up e pelo papel do detetive John Munch na série “Law & Order: SVU”, morreu aos 78 anos…

O humorista e ator americano Richard Belzer, conhecido por suas apresentações de stand-up e pelo papel do detetive John Munch na série “Law & Order: SVU”, morreu aos 78 anos neste domingo (19). Ele estava em sua casa em Bozouls, no sul da França, afirmou à revista “The Hollywood Reporter” Bill Scheft, amigo do comediante.

Belzer interpretou o sagaz e mordaz detetive Munch pela primeira vez em um episódio de 1993 da série “Homicide” (originalmente chamada de “Homicide: Life on the street”). Ao longo de duas décadas, repetiu o mesmo papel em várias outras produções.

Na mais célebre delas, “Law & Order: SVU”, teve sua última aparição em 2016. Munch, conhecido pelo apego a teorias da conspiração, pôde ser visto ainda nas comédias “30 Rock” e “Arrested development”.

Belzer nunca fez teste para o papel. Foi convidado pelo produtor-executivo Barry Levinson após uma aparição no “Howard Stern Show”.

“Eu nunca seria um detetive. Mas, se eu fosse, seria assim”, afirmou Belzer certa vez.

Em 2008, Belzer publicou o romance “I am not a cop!”, coescrito com Michael Ian Black. Ele também ajudou a escrever vários livros sobre teorias da conspiração envolvendo assuntos como o assassinato do presidente John F. Kennedy e o voo 370 da Malaysia Airlines.

A carreira de Belzer
Nascido em Bridgeport, Connecticut, Belzer afirmou que foi atraído pela comédia ainda na infância, que ele descreveu como abusiva pelo fato de apanhar da mãe. “Minha cozinha foi o cômodo mais difícil em que já trabalhei”, relatou à revista “People” em 1993.

Depois de ter sido expulso da faculdade, no Dean Junior College, em Massachusetts, Belzer começou a fazer apresentações de stand-up em Nova York, em 1972. Na época, virou atração regular do clube Catch a Rising Star.

No cinema, estreou em “The Groove Tube” (1974), de Ken Shapiro. A produção, que nasceu do grupo humorístico do qual Belzer fazia parte, o Channel One, era uma sátira do universo da TV coestrelada por Chevy Chase.

No começo da carreira, Belzer se apresentou também com John Belushi, Gilda Radner e Bill Murray, alguns dos principais nomes da comédia americana de sua época.

Em 1975, passou a atuar no então recém-lançado “Saturday Night Live”. Enquanto muitos membros do elenco rapidamente se tornaram famosos, Belzer fazia principalmente participações especiais menores.

Notícias relacionadas