No dia 24 de agosto tivemos na Câmara Municipal, uma reunião para tratar da criação de um consórcio público para administração e gestão do Serviço Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária/ SUASA em nossa região.
O prefeito Humberto Parini recebeu os presentes, dentre os quais o deputado estadual Zico Prado, o superintendente do INCRA Wellington Diniz, o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário em São Paulo, José Reinaldo Prates, o assessor do Ministério do Desenvolvimento Social Emílson Fernandes e representantes de municípios.
Todos os que se manifestaram durante a reunião, destacaram a importância da participação da sociedade civil organizada ligadas a agricultura familiar e do apoio aos projetos que estão alinhados com o desenvolvimento do Território Noroeste Paulista, visando acesso as políticas públicas dos governos federal e estadual.
Para o prefeito Humberto Parini, “a constituição do consórcio público é importante para obtenção de recursos financeiros para execução de projetos de interesse do Território Noroeste Paulista.”
O Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária/SUASA somente poderá ser implantado – propiciando condições para o surgimento de pequenas agroindústrias no território – se o consórcio entre municípios existir. Para isso, alguns encaminhamentos serão feitos nas próximas semanas, dentre os quais o envio dos modelos de documentações às prefeituras da região. Essa tarefa ficará sob a responsabilidade da prefeitura de Jales
Por final, as providencias visando o levantamento de municípios que atendem a legislação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para instalação do SUASA, ficarão sob a responsabilidade do CODETER Noroeste Paulista (Colegiado de Desenvolvimento do Território) que é integrado por 36 municípios da região noroeste do estado).