domingo, 22 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Reunião discute segurança pública em Valentim Gentil

Atendendo à solicitação da Associação Comercial e Industrial de Valentim Gentil (ACIVG), o prefeito Adilson Segura participou, na noite da última quinta-feira (17), na Câmara Municipal, de uma reunião com…

Atendendo à solicitação da Associação Comercial e Industrial de Valentim Gentil (ACIVG), o prefeito Adilson Segura participou, na noite da última quinta-feira (17), na Câmara Municipal, de uma reunião com empresários da cidade, para tratar, principalmente, sobre a segurança pública no município. O motivo foi o aumento no número de furtos registrados no último mês de agosto – 15 ocorrências. Vários estabelecimentos foram lesados.

Segura informou que, este ano, esteve três vezes na Secretaria Estadual de Segurança Pública, onde conquistou uma viatura para a Polícia Militar, além de recursos para a reforma do prédio da Polícia Civil, que vai receber dois funcionários designados pelo governo municipal. O delegado Márcio Nosse confirmou que a polícia sofre com a escassez de recursos humanos para suprir a demanda de serviços.

O prefeito destacou a importância da participação da sociedade na formulação de diretrizes de trabalho. “Sancionamos a lei que foi aprovada pela Câmara, criando o conselho municipal de Segurança Pública, que, inclusive, tem poder deliberativo. Vamos convidar a comunidade, pois queremos o envolvimento de todos na elaboração de propostas para a segurança no município”, frisou.

Adilson Segura encara com naturalidade as cobranças. “Como bem definiram os empresários, fui eleito para ser o interlocutor do povo. Valentim Gentil é uma cidade diferente, com vereadores exigentes e uma população que cobra. Vamos seguir fazendo as reivindicações, representando os interesses do município, sempre com muita responsabilidade”, disse o prefeito.

O Chefe do Executivo foi afiançado pelo delegado titular da Seccional de Votuporanga, Celso Reis Bento. “Sei da luta que o prefeito Adilson Segura está tendo para melhorar a segurança em Valentim Gentil”, disse Bento.

Por seu turno, o capitão da Polícia Militar de Votuporanga, Fabrício Marchi Tiago, revelou que, apesar do crescimento no número de furtos em agosto, apenas três ocorrências foram registradas no município até a primeira quinzena desse mês. Comunicou que somente o governo estadual pode aumentar o efetivo da Polícia Militar. Ressaltou que, no caso de operações especiais ou eventos, é solicitado o reforço de outras cidades, como Votuporanga e Fernandópolis.

O vereador Marcos Livramento, que chegou a sugerir o agendamento de uma audiência com o governador José Serra, foi informado por Marchi que o aumento de delitos em Valentim no mês de agosto foi proporcional a outras cidades da região, em virtude da saída temporária de presos para o Dia dos Pais. Mesmo assim, o vereador enfatizou que “Valentim Gentil deve ser visto como um município diferenciado, pois tem um distrito com cerca de 100 indústrias ativas, que geram emprego, renda e desenvolvimento”.

Compuseram a mesa de honra, o prefeito Adilson Segura; a presidente da ACIVG, Ronise Almeida Prado; o delegado titular da Seccional de Votuporanga, Celso Reis Bento; o capitão da Polícia Militar de Votuporanga, Fabrício Marchi Tiago; o delegado de Polícia Civil de Valentim Gentil, Márcio Nosse; o vereador Marcos Livramento; e o assessor de Indústria, Comércio e Turismo, Pedro Mantelli.Participaram também os vereadores Victor Cavalin, Fabiano Pinheiro e José Carlos dos Santos; e o comandante do destacamento local, sargento Jonascir Gomes.

Demanda de energia é discutida

Outro assunto discutido ontem foi com relação à demanda de energia elétrica no município. Os empresários alegam que estão sofrendo prejuízos com ocorrências pontuais de queda. Representantes da Elektro, que estiveram presentes na reunião, esclareceram dúvidas sobre o sistema de fornecimento, novas cargas e ligações, e investimentos para Valentim Gentil nos próximos anos.

Segundo o engenheiro da área de Automação e Proteção da Elektro, Paulo Rogério Baron, todas as solicitações de aumento da capacidade de energia estão sendo atendidas, com a aprovação de vários projetos no município. Baron explicou a diferença entre demanda de energia e ocorrências de queda. “Valentim não tem problema de demanda. Já a queda pode ocorrer em função de carga não declarada, daí a importância de informar corretamente”. Concluiu que a empresa vai analisar os protocolos e emitir o parecer técnico o mais rápido possível. Participou também coordenador de Relações Empresariais e Institucionais da Elektro em Votuporanga, Nilton Azambuja Ferreira.

Notícias relacionadas