quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Reunião discute acesso aos programas voltados para a agricultura familiar

“A grande dificuldade do produtor não é produzir e sim comercializar”. Foi o que afirmou a delegada do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Maria Judith Magalhães Gomes, durante encontro realizado na…

“A grande dificuldade do produtor não é produzir e sim comercializar”. Foi o que afirmou a delegada do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Maria Judith Magalhães Gomes, durante encontro realizado na última quarta-feira (dia 8) no Centro Pastoral de Jales, reunindo representantes da agricultura regional. A representante do ministério pôde passar ao público presente a maneira de se superar dificuldades com a produção, através do apoio e financiamento do Governo Federal, por meio dos programas voltados para a agricultura familiar.

No diálogo com os agricultores, trabalhadores rurais, representantes de municípios, técnicos, funcionários da área da agricultura e demais interessados, também foram abordados problemas como imposição dos bancos para liberação de crédito e falta de assistência técnica aos produtores, por parte do estado. Na abertura do encontro, o prefeito de Jales, Humberto Parini e o secretário municipal de Agricultura, Nilton Marques falaram sobre a valorização da atividade do campo ao pequeno produtor rural, enfatizando a grande característica da região na diversificação de produtos.

Parini, presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Terras do Sol, destacou a importância do encontro para a população, pois, conhecendo os programas e alternativas do governo federal, os agricultores, podem dinamizar a produção, gerando mais emprego e renda, como afirmou.

Para o secretário da Agricultura, Nilton Marques, a parceria entre o MDA, a prefeitura, as secretarias e produtores, estreita uma relação do ministério com a região noroeste, pois às vezes esses programas de financiamentos ficam distantes da população por falta de informação, como o Programa Nacional da Agricultura Familiar (PRONAF) que beneficia o pequeno produtor, além do programas importantes, como o de aquisição de alimentos, biodiesel e outros voltados para a agroindústria.

De acordo com Judith, um dos objetivos da reunião foi iniciar as discussões para que o ministério possa ter uma ação mais intensificada na região e iniciar um processo de reversão do quadro atual, ajudando a manter os pequenos produtores em suas propriedades, onde muitos ainda não estão recebendo os benefícios desses programas.

“Para o produtor rural ter acesso aos programas, a porta de entrada para elaboração de projetos e financiamentos, é o contato com as Secretarias da Agricultura dos municípios e departamentos que envolvam a agricultura, ou pelo site www.mda.gov.br”, como informou a delegada do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

No final do encontro, ficou marcada uma nova reunião, na quarta-feira pela manhã, para os produtores interessados em firmar parcerias com o ministério para o programa de aquisição de alimentos.

Notícias relacionadas