Reunião define proposta de turismo na região dos Grandes Lagos
Representantes do Sebrae estiveram essa semana em Jales para mostrar um programa de turismo que incluirá as cidades que fazem parte da região dos Grandes Lagos. O objetivo geral é fortalecer e ampliar negócios turísticos de forma sustentável dos municípios participantes no Circuito dos Rios e Grandes Lagos das dez cidades incluídas no programa.
No dia 25, foi realizada uma palestra na Casa do Poeta com o consultor do Sebrae Diego Mendes e autoridades do Poder Legislativo e Executivo, onde foi mostrado como o programa irá funcionar. Cardoso, Indiaporã, Jales, Mesópolis, Mira Estrela, Pontes Gestal, Rubinéia, Santa Clara D’ Oeste, Santa Fé do Sul e Valentim Gentil são os municípios que integrarão o projeto.
Para atrair turistas para a região, será trabalhada a área de Turismo Natural que inclui: pesca esportiva, aquático/náutico e ecológico; e na parte de Turismo Cultural: agroturismo e turismo rural (histórico/cultural).
Como conseqüência, o Sebrae e os representantes de cada cidade esperam obter um resultado finalístico de um fluxo turístico mensal médio de 10.000 turistas no território até julho de 2009.
Ainda para o programa, será elaborada uma cartilha para ser distribuída para agências de turismo em todo o território nacional. O prefeito Humberto Parini, que esteve presente na palestra, disse que essa iniciativa só trará bons resultados para a região, pois envolve o comércio em geral e também o setor hoteleiro, gerando economia sustentável.
Foto: O consultor do Sebrae Diego Mendes explicando como funcionará o projeto