A Prefeitura de Valentim Gentil está cumprindo sistematicamente os prazos estipulados para a retirada de suas caçambas das estradas rurais da cidade. Três delas já foram eliminadas nos últimos dois meses, restando apenas uma na vicinal que liga Valentim a Votuporanga, que deverá permanecer no local por apenas 15 dias. A má utilização dos objetos é o principal motivo apontado para que fosse tomada a medida, que tem como finalidade evitar o acúmulo de lixo nas vias públicas. Para solucionar a demanda, o aterro sanitário municipal atende o público aos sábados, domingos e feriados.
Em dois meses, a Prefeitura já desativou três caçambas localizadas nas estradas Waldomiro Campanhola, José Marciano Barreto e Marcírio Gomes, restando apenas uma, na vicinal Camilo Sato, que liga Valentim Gentil a Votuporanga. O objeto deve ser retirado em até 15 dias.
Com a eliminação das caçambas, o ponto destinado para depósito de resíduos é o aterro sanitário municipal “Sebastião Pereira da Silva”, que atende aos sábados, em turno integral, e domingos, por meio período. O serviço é mantido, inclusive, nos feriados. No local, foram construídas valas adequadas para diversos tipos de lixo, como lixo doméstico e entulhos. Um funcionário orienta o público quanto à forma correta de descarte.
A fiscalização da Prefeitura já está percorrendo estes pontos, inclusive aos finais de semana, para orientar e informar as pessoas sobre as mudanças e até mesmo aplicar multas, se necessário. Nestes casos, o valor da pena é de R$ 500, conforme previsto no código de posturas do município.