Agora é a reta final. Faltando uma semana para o vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e duas para a Universidade Estadual de São Paulo (Fuvest), grande parte dos alunos dos terceiros colegiais e cursinhos de Votuporanga diz estar preparada para os processos seletivos deste ano.
Em muitos casos, a maratona envolveu 5 horas de estudos diários incluindo os finais de semana, leitura de jornais, revistas e livros obrigatórios para cada universidade. Alguns abriram mão da vida social, outros nem tanto. Mas o objetivo em comum destes jovens é único, passar do terceiro colegial para a faculdade.
Caio Francisco Rodrigues, 17 anos, tenta pela primeira vez o vestibular para Engenharia Aeronáutica. Ele vai prestar os três vestibulares mais concorridos do Brasil: USP, Unesp e Unicamp. Seu sonho é passar na USP, no campus de São Carlos e a preparação foi estudar em média 5 horas por dia. No ano passado, ele prestou a Fuvest como treino e passou para a segunda fase.
“Eu estudei bastante, este ano e não estou muito nervoso porque eu prestei no ano passado para saber como são as provas. Mas, agora é diferente, tem a obrigação de passar, a coisa é pra valer, mas eu nem esperava passar para a segunda fase (no ano passado). Fica a esperança para este ano”, diz. Ele não abriu mão dos amigos e nem do lazer. Caio conseguiu conciliar as duas coisas. “Levava a vida normal, mas eu calculava o quanto eu gastava com o lazer para repor nos estudos”.
O estudante se diz confiante no que sabe e no dia da prova pretende descansar e dormir cedo para estar preparado para a prova. “Nessa semana o bom é tentar não pensar, mas como falta uma semana não tem como ficar tranqüilo,” explica.