Dois resultados totalmente diferentes em pesquisas eleitorais publicadas no final de semana confundiram eleitores de Fernandópolis, causando indignação e falta de credibilidade entre órgãos de imprensa da cidade e região.
Na sexta-feira, 19, o jornal Diário da Região, de São José do Rio Preto publicou uma pesquisa realizada pela empresa Brasmarket mencionado “Empate técnicos entre Ana Bim (PDT) e Luiz Vilar (DEM)”. Ana obteve 36,6% contra 34,3% para Luiz Vilar, considerando a margem de erro de 5 pontos percentuais – conforme mencionou a pesquisa – os dois candidatos estariam empatados.
Na pesquisa publicada no domingo, 21, pelo Jornal do Interior, Vilar estaria na frente com 44, 2% e Ana Bim com 29,4%, uma diferença de quase 15%. O terceiro candidato, Carlos Lima (PT), aparece com 11,1% na pesquisa do Diário da Região. Já no Jornal do Interior, ele estaria com 5,4%.
Para o comerciante Julio Sebim, é difícil acreditar nos resultados. A verdadeira pesquisa é o resultado das urnas.
A dona de casa Sueli Santana, moradora de um bairro da periferia de Fernandópolis, disse que não tem acesso aos jornais, mas ouviu dizer que um candidato ganhava na pesquisa de um jornal, outro candidato, em outro jornal.