A tentativa de restaurar uma estátua de Maria com o menino Jesus virou motivo de piada e revolta entre os frequentadores da igreja Ste Anne des Pins, em Sudbury, no Canadá.
A obra de arte que decorava a paróquia há uma década foi vandalizada e precisava de um conserto. Com boa vontade, uma artista local se ofereceu para o serviço, mas sua solução foi, no mínimo, polêmica.
A escultura feita à mão apareceu quebrada há cerca de um ano, quando a cabeça do menino Jesus foi levada embora por vândalos. Meses depois, a artista Heather Wise estava passeando pela igreja quando viu a estátua quebrada. “Fiquei tão triste, porque pensei, ‘quem faria isso?’”, disse Wise ao site Sudbury.com. “Então eu disse ‘sou uma artista, quero consertá-la’”.
Foi aí que Heather apareceu na porta do padre Gérard Lajeunesse, com a proposta de construir uma nova cabeça. Ela aprendeu a esculpir em uma faculdade local, mas nunca havia trabalhado com pedra – o que não a impediu de querer ajudar. “Fazer uma estátua do menino Jesus para uma igreja é uma honra para toda a minha carreira”, afirmou.
Wise passou horas construindo uma cabeça de argila para Jesus como uma solução temporária, já que pretende terminar a versão em pedra até o ano que vem. A sua primeira tentativa foi exibida há duas semanas, causando risos em alguns frequentadores e reclamações intensas dos paroquianos. A cor marrom e a estranha semelhança com a personagem de desenho animado Maggie Simpson não passaram desapercebidas.
“É bem chocante para os olhos por causa do contraste na cor”, disse o padre Lajeunesse à rede CBC, confuso sobre como lidar com o caso. “Eu não fui treinado para isso no Seminário”, brincou. Segundo ele, a intenção era que a cabeça fosse pintada de branco, mas a chuva dificultou o trabalho. “Espero que o que for feito no fim agrade a todos. Ainda assim, ela fez de bom coração”, disse o padre.