domingo, 17 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Residência médica da Unicastelo é reconhecida pelo MEC

A Unicastelo está em festa com o reconhecimento do MEC da Residência Médica. No último dia 21, o Campus Fernandópolis recebeu um grupo de vistoriadores da CNRM (Comissão Nacional de…

A Unicastelo está em festa com o reconhecimento do MEC da Residência Médica.

No último dia 21, o Campus Fernandópolis recebeu um grupo de vistoriadores da CNRM (Comissão Nacional de ResidÊncia Médica) do MEC, que vieram avaliar os programas de residência médica oferecidos pela universidade.

Além do recredenciamento dos programas, a Unicastelo também teve a aprovação para o aumento de vagas oferecidas.

Os vistoriadores avaliaram toda a infraestrutura da Santa Casa e das UBS’s e USF’s onde os programas são oferecidos, além de todos os procedimentos e históricos de atendimento, e aprovaram os quesitos avaliados. Essa avaliação é válida por cinco anos, quando a comissão retorna para nova avaliação.

A universidade oferece cinco programas de residência em Fernandópolis: Cirurgia Geral, Clínica Médica, Medicina da Família e Comunidade, Obstetrícia e Ginecologia e Pediatria. Atualmente, são 21 alunos residentes, supervisionados por uma equipe de cerca de 60 profissionais, entre supervisores e preceptores.

O coordenador do COREME (Comissão de Residência Médica) da Unicastelo, Luiz Gustavo Madi Antonio, ressaltou não apenas o recredenciamento dos programas, mas também a conquista de seis bolsas pró-residência, que são bolsas de auxílio financeiro concedidas pelo Ministério da Saúde em conjunto com o Ministério da Educação.

“Esse tipo de bolsas só é concedida a programas bem avaliados, o que mostra uma maturidade da instituição e que nossa residência está bem estruturada”.

“Esse reconhecimento também é muito importante para a Santa Casa, pois ela é fundamental para a sua transformação em hospital de ensino”, complementou.
Luiz Gustavo ainda destacou a qualidade dos programas oferecidos, o que se reflete na formação dos residentes.

“Aqui, oferecemos a residência básica, e temos vários alunos que se formaram e depois foram fazer a extensão dos programas em grandes instituições do país, como na USP de Ribeirão Preto, na Unesp de Botucatu, na Universidade Federal de Uberaba e no Hospital de Base de Rio Preto”, concluiu.

Notícias relacionadas